Zilá defende maior participação da mulher em espaços de liderança e representatividade

Crédito da foto: Guerreiro | Agência AL/RS
O dia 8 de março é dedicado à defesa das mulheres, de seus direitos, de suas escolhas. Essa foi a definição apresentada pela líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, na sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O ato, realizado nesta terça-feira (8), integrou as comemorações do Parlamento gaúcho à data celebrada em todo o mundo.

Zilá destacou que o dia serve para mulheres e homens fazerem uma reflexão e pensarem em ações que conduzirão a sociedade ao processo efetivo de igualdade de oportunidades. “Avançamos muito desde que esta data passou a ser comemorada, mas não resta dúvidas de que há ainda muitos espaços a serem preenchidos pelas mulheres. A política é um retrato disso”, observou.

A parlamentar lembrou que na Assembleia existem atualmente somente nove deputadas, enquanto há 46 deputados. “Ou seja, representamos não mais do que 16% dos parlamentares. Já no Congresso Nacional não passamos de 9,9% na Câmara e 13% no Senado. Somos a maioria da população, mas não estamos devidamente representadas”, apontou.

Para Zilá, com mais mulheres na política, não haverá apenas mais direitos e oportunidades, mas maior participação feminina nos processos decisórios que afetam a vida de todos. “É assim na política, é assim na sociedade, é assim em nossas casas. Todos os ambientes precisam de equilíbrio, de diferentes pessoas cumprindo diferentes papéis, mas sendo igualmente respeitadas e tendo os mesmos direitos”, concluiu.

A deputada entregou o Troféu Mulher Cidadã 2017 para a professora Jacy Traesel, do município de Três Passos (ver foto). Jacy foi indicada por Zilá para receber a homenagem em razão do trabalho voluntário que desenvolve na cidade no apoio e na orientação às mães carentes. A professora também tem uma longa trajetória como educadora.

MAIS DADOS

Levantamento divulgado em 2015, pela União Inter-Parlamentar, indica que de um total de 190 países, o Brasil ocupa apenas a 116ª posição no ranking de representação feminina no Legislativo. O estudo considerou informações fornecidas pelos legislativos até 1º de janeiro daquele ano, período relativo à legislatura anterior, quando a Câmara era ocupada por 45 deputadas (9% do total) e 10 senadoras (13%). Hoje elas passaram a ser 51 deputadas, de um total de 513 - o equivalente a 9,9%. No Senado, das 81 cadeiras, agora 12 são representadas por mulheres, mantendo o mesmo porcentual registrado pelo estudo.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato