Inflação controlada e baixa deve resgatar poder de compra do brasileiro, afirmam deputados do PSDB

Crédito da foto: Rafael Ribeiro
Para os deputados que integram a Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha, a queda na projeção do índice de inflação para este ano revela o resgate da confiança do mercado financeiro na atual política econômica do país. Os parlamentares analisaram os dados selecionados pela assessoria técnica do partido, onde 17 instituições econômicas apontam para uma faixa entre 4% e 4,25% quanto ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2017. Os tucanos destacaram que isso significa a retomada do poder de compra do consumidor, em especial do mais pobre, além do retorno da estabilidade que favorece o crescimento da economia em médio e longo prazo.

De acordo com a líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, tão importante quanto as expectativas sobre a queda na inflação, está a possibilidade de uma redução maior na taxa básica de juros Selic, hoje em 12,25%. “Estamos caminhando para uma inflação controlada e baixa. Sabemos que isso estimula a queda nos juros. Recentemente já acompanhamos uma redução na Selic. Caso os números da inflação se confirmem, podemos chegar no final do ano com uma taxa de juros menos de 10%”, avaliou.

O vice-líder da bancada tucana, deputado Pedro Pereira, espera que as expectativas positivas, tanto para a inflação, como para os juros, sejam seguidas por outras boas notícias. Segundo Pereira, a retomada do crescimento depende também das reformas que tramitam no Congresso Nacional. “Estamos de olho nessas reformas. Existem pontos de convergência, mas também discordamos de algumas questões propostas, sobretudo no que se refere à Reforma da Previdência. Devemos avançar no caminho certo sem prejudicar os mais humildes. Esse deve ser o princípio das mudanças”, concluiu.

O último boletim Focus, do Banco Central, trouxe projeções otimistas para o IPCA nos próximos anos, abaixo de 4,5%. Analistas econômicos com alto índice de acertos em suas projeções estão manifestando expectativa de redução da Selic para 9% neste ano.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato