Queda da inflação deve impulsionar retomada do crédito aos brasileiros, analisam deputados tucanos

Crédito da foto: Rafael Ribeiro
Para os deputados da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha, a desaceleração dos preços pode reduzir a inadimplência, em especial entre a população mais pobre, e fazer com que as margens de lucro das empresas e salários reais dos trabalhadores parem de cair. De acordo com projeções feitas pela assessoria técnica do partido no Parlamento, a queda da inflação deve impulsionar a retomada do crédito de modo geral no país. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve acumular alta de 4,2% neste ano, segundo os tucanos. O mercado financeiro projeta percentual de 4,15%.

De acordo com a líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, com a inflação ajudando no reequilíbrio financeiro das famílias, o crédito pode ser impulsionado pelas próprias empresas, que poderão passar a conceder melhores condições de pagamento aos consumidores. “Estamos longe de superar o caos econômico deixado pelos governos do PT, mas as perspectivas são boas e aos poucos a população vai sentir isso”, avaliou.

O vice-líder da Bancada do PSDB, deputado Pedro Pereira, disse que a recuperação do crédito do brasileiro também pode ser beneficiada pela iniciativa do governo federal em liberar as contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O parlamentar tucano lembrou que o processo iniciado neste mês deve refletir nos levantamentos econômicos nos próximos meses. “O prazo para a realização dos saques nas contas inativas do FGTS termina em julho, mas nos próximos meses já veremos o resultado gerado na economia do país”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato