Recuperação do mercado de trabalho é lenta, mas perceptível, afirmam deputados do PSDB

Crédito da foto: Isabelle Duarte
Ainda estamos no fundo do poço quando falamos em emprego no Brasil. Essa é a avalição dos deputados da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha, mesmo diante da leve recuperação verificada no mercado de trabalho em fevereiro deste ano. Para os parlamentares tucanos, é preciso cautela ao saudar a queda no total de desempregados no país, tendo em vista o colapso recessivo produzido pela política econômica dos governos do PT.

Para o vice-líder da bancada, deputado Pedro Pereira, há mais de 12 milhões de pessoas sem emprego formal e certamente levará tempo até que esse contingente seja incluído no mercado de trabalho. “Só em 2016 foram cerca de 3 milhões de desempregados a mais. Esse resultado catastrófico representa o legado que as administrações petistas deixaram para a classe trabalhadora”, enfatizou.

A líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, chamou atenção para dados significativos que são pouco observados pela maioria da população ao analisar os levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A luta dos brasileiros por uma nova oportunidade de trabalho tem sido longa. Sabemos que 20% dos desempregados procuram uma chance há pelo menos dois anos, segundo o IBGE. O número é perverso”, avaliou.

Segundo os deputados do PSDB, os jovens que buscam o primeiro emprego são diretamente atingidos pela retração da economia. Com a crise, a juventude é obrigada a adiar a entrada no mercado de trabalho e perde a chance de adquirir experiência. O deputado Adilson Troca, presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Parlamento, acredita que as medidas adotadas pela atual política econômica em vigência no país estão aos poucos revertendo o caos econômico, mas ainda há muitos desafios a superar.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato