Para tucanos, mosaico de indicadores aponta para o verdadeiro estrago promovido pelo PT na economia

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
A partir de dados analisados pela assessoria técnica do PSDB, os deputados que integram a bancada tucana na Assembleia Legislativa gaúcha afirmaram que o tamanho do estrago deixado pelas gestões do PT na economia brasileira não tem precedentes. Para os parlamentares, na medida em que os indicadores são analisados com maior atenção, ficam mais claros os efeitos da recessão na vida da população. Na avaliação dos tucanos, em três anos, o país empobreceu como nunca, desempregou milhões de trabalhadores e dizimou conquistas sociais estabelecidas ao longo de duas décadas.

Para a líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, ainda vai levar um bom tempo até que o Brasil consiga superar a mais grave crise econômica da sua história. “A recessão, que penaliza principalmente os mais pobres, é fruto de políticas equivocadas. Hoje estamos vendo pais e mães de família enfrentando dificuldades de encontrar emprego e sofrendo pelas condições de vida precárias e pelo empobrecimento geral da população”, salientou.

O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ajuda a estimar com precisão o tamanho do estrago. Por dois anos consecutivos o PIB encolheu. Foram 3,8%, em 2015, e 3,6%, em 2016. Tomando esses dados como referência, o produto interno do país já caiu 9%, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As projeções do mercado financeiro indicam alta modesta de 0,5% para este ano.

Os técnicos do PSDB destacam que o pior indicativo está no PIB per capita, ou seja, a média de riqueza do país calculada pelo número de habitantes. A queda desde 2013 soma 9,2%. Em reais, se tudo der certo, o PIB per capita brasileiro voltará a um patamar razoável somente em 2020.

O vice-líder da bancada tucana, deputado Pedro Pereira, lembrou que a taxa de desemprego vem aumentando de maneira contínua no país. “Saltou de 6,45 milhões, em novembro de 2014, para os atuais 13,55 milhões. Ou seja, no curto espaço de dois anos e três meses mais 7 milhões de brasileiros ficaram sem emprego”, avaliou.

De acordo com a análise dos tucanos, o Brasil enfrenta sua mais longa e profunda recessão, superando com folga o crash mundial dos anos 1930, a crise da dívida do começo dos anos 1980 e a quebradeira geral que se seguiu às medidas econômicas do governo Fernando Collor de Mello. Nunca antes na história, o país viveu situação tão grave quanto à que fomos levados pelo PT.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato