Redecker cobra ação do governador referente às obras no setor de energia

Divulgação
A demora na confirmação da transferência da concessão da Eletrosul para a empresa privada chinesa Shangai Electric no empreendimento de geração de energia no Rio Grande do Sul, estimado em R$ 3,5 bilhões, resultou em solicitação de audiência com o governador José Ivo Sartori. O encaminhamento ocorreu após encontro entre deputados estaduais e empreendedores do setor energético na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, da Assembleia Legislativa.

O líder da Bancada do PSDB, deputado Lucas Redecker, ex-secretário de Minas e Energia, destacou a urgência desse empreendimento para o Estado. Ele recapitulou as ações que chefiou em Brasília, quando respondeu pela pasta de Minas e Energia, buscando obter garantias e posicionamentos da Eletrosul para assegurar a participação do Estado nos leilões de energia, o que não se confirmou. “Para expandirmos nosso parque gerador no Estado estamos nas mãos da Eletrosul em relação a essas obras”, salientou.

Esse assunto foi debatido em audiência pública na Comissão de Finanças em dezembro do ano passado, com a Eletrosul. Diante da prorrogação dos prazos e a apreensão do setor energético, novamente o tema mobilizou os parlamentares. O diretor de engenharia da Eletrosul, Jorge Andriguetto Júnior, disse, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), que persiste a expectativa de que até o final de abril a negociação com a Shangai Electric se concretize. Isso significa que a multinacional de energia assumirá a totalidade dos investimentos, ficando a Eletrosul com a responsabilidade da obra, manutenção e operação dos ativos.

Os empreendimentos do lote A compreendem 2,1 mil quilômetros de linhas de transmissão, oito subestações e a ampliação de 13 unidades existentes. Em 2014, quando foi realizado o leilão, a estimativa da obra foi de R$ 3,5 bilhões. Diante de restrições orçamentárias, em 2015 a Eletrosul lançou chamada pública para selecionar empresas e formar parceria para a implantação e exploração desse empreendimento... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato