Combate à corrupção, renúncia de Temer e candidatura própria ao Piratini em 2018 pautam encontro do PSDB/RS

Crédito da foto: Rafael Ribeiro
A conjuntura política atual e o futuro do PSDB no Rio Grande do Sul e no Brasil pautaram as discussões do encontro estadual do partido, ao longo deste sábado (27), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. O evento reuniu deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes municipais da sigla e militantes de diversos lugares do Estado. O presidente estadual da sigla, prefeito Nelson Marchezan, conduziu os trabalhos.

O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, afirmou que "o partido não tem corrupto de estimação", defendeu a saída dos tucanos do governo federal e a renúncia do presidente da República, Michel Temer. "Nós não podemos compactuar com um presidente que recebe, na calada da noite, um sujeito investigado pela justiça para tratar de questões duvidosas", avaliou.

O vice-líder da bancada tucana, deputado Pedro Pereira, reforçou a manifestação de Redecker, lembrando que os parlamentares estaduais defenderam o afastamento do senador Aécio Neves, da presidência nacional do partido, assim que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou sua investigação pela Operação Lava-Jato. "O PSDB não tem bandido de estimação. Queremos a investigação e punição de todos os corruptos", defendeu.

Como ocorreu em encontros anteriores do partido, o nome do ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, foi defendido pelos tucanos como candidato a governador no próximo ano. Na maioria das manifestações políticas de parlamentares, prefeitos e dirigentes municipais, Leite figurou como melhor opção do PSDB ao governo gaúcho em 2018.

Gestão pública

Na parte da manhã, ocorreram painéis com foco na gestão pública, contemplando em especial às áreas da saúde e do planejamento. Erno Harzheim, secretário da Saúdo da Capital, abordou questões de financiamento e novas tecnologias na gestão da saúde. Juntamente com Harzheim, o médico da saúde da família, Natan Katz, expôs a experiência do TeleSaúdeRS/UFRGS, ferramenta de tecnologia da informação e comunicação usada no âmbito da gestão dos processos de atendimento à saúde.

A cientista social e política, Elis Radmann, falou sobre aspectos da conjuntura política. Elis disse que 70% dos gaúchos são favoráveis aos movimentos de rua, porém devido ao medo a maioria prefere se manifesta pelas redes sociais. Ela enfatizou que, hoje, o eleitor está mais exigente, mas isso não significa que esteja mais consciente.

O jornalista e consultor, Alfredo Fedrizzi, destacou os desafios da gestão e comunicação pública. Fedrizzi foi complementado pelo também jornalista Renato Martins, que enfatizou a importância de manter o equilíbrio emocional no exercício da função pública e em espaços de liderança.

Marchezan salientou o perfil propositivo do encontro partidário. Ele concluiu dizendo que o evento serviu para troca de experiências no âmbito da gestão pública, avaliação do cenário político e indicação dos rumos do partido.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato