Tucanos classificam como estarrecedoras as revelações dos ex-marqueteiros sobre Lula e Dilma

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
Diante das revelações feitas pelo ex-marqueteiro do PT, João Santana, à força-tarefa da Operação Lava Jato, os deputados do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha afirmaram que a corrupção no Brasil chegou a tal nível que é necessário colocar um ponto final. Santana disse em seu depoimento que os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff tinham conhecimento do uso de recursos de caixa dois para pagamento de dívidas eleitorais das campanhas presidenciais petistas.

O marqueteiro afirmou que durante o governo Lula, entre 2003 e 2010, esses pagamentos dependiam sempre da “palavra final do chefe”, fazendo referência ao petista. Os parlamentares tucanos classificaram como estarrecedores tanto as declarações de Santana, como de sua esposa Mônica Moura. Ela revelou que era o ex-presidente quem autorizava os pagamentos da campanha de Dilma em 2010. Outras supostas irregularidades foram mencionadas pelo casal, como o pagamento de R$ 200 mil com dinheiro de caixa dois ao publicitário Jefferson Monteiro, criador da página “Dilma Bolada” nas redes sociais.

A líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, defendeu que existem muitas evidências confirmando que os processos eleitorais que deram vitória ao PT foram contaminados por ilegalidades. Zilá acredita que essas revelações, se confirmadas, deverão comprometer os planos dos petistas para 2018. “Certamente outras denúncias virão até lá e Lula não deve chegar nem perto de conseguir pensar em uma candidatura”, avaliou.

Para o vice-líder da bancada tucana, deputado Pedro Pereira, os brasileiros precisam se conscientizar que toda essa corrupção revelada agora pela Operação Lava Jato representa o resultado da influência de Lula no comando do país. “O aparente favoritismo de Lula nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República em 2018 é algo momentâneo, pois o povo está atento às denúncias e processos que o petista responde na Justiça por corrupção”, observou.

Os tucanos avaliaram que o processo de investigação conduzido pela força-tarefa da Lava Jato é saudável para as instituições brasileiras. Segundo os parlamentares, os procuradores estão exercendo seu papel expondo tudo que foi feito de irregular.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato