Deputados do PSDB manifestam preocupação com relação ao nível de desemprego entre os jovens

Agência AL/RS
A taxa de desemprego entre os jovens de 14 a 24 anos atingiu 28,7% segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O nível elevado de desempregados tem gerado preocupação por parte dos deputados que integram a Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha, em especial quanto aos números relativos à juventude. Os tucanos reforçaram que o quadro caótico é fruto da política econômica equivocada da gestão do PT, ao longo dos períodos Dilma e Lula, e acreditam que as reformas propostas pelo atual governo podem atenuar significativamente o problema, mesmo que tenham que ser aperfeiçoadas no Congresso Nacional.

A líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, classificou como trágica a taxa de desemprego geral no país, atualmente em 13,6% da população economicamente ativa. Zilá lamentou que os jovens sejam os mais atingidos. “É gravíssima a situação da nossa juventude, que tenta se inserir no mercado de trabalho e não têm oportunidade diante da crise econômica sem precedentes deixada pelo PT aos brasileiros”, afirmou.

O vice-líder da Bancada do PSDB, deputado Pedro Pereira, chamou atenção para os números absolutos do desemprego entre os jovens. “Um em cada quatro jovens no Brasil está procurando trabalho. Isso é impressionante e vergonhoso. Precisamos reverter urgentemente esse quadro”, defendeu.

Pereira enfatizou, ainda, que taxa de desemprego entre os jovens é 20% maior do que o registrado em 2015. O parlamentar também destacou a queda nos rendimentos dos jovens empregados. “A juventude está recebendo menos salários. Os jovens amargam uma queda de 3,6% no rendimento médio real”, observou.

Os moradores da região Norte, pessoas com nível intermediário de educação e os jovens foram os que mais perderam emprego no país, de acordo com a 62ª edição do Boletim Mercado de Trabalho, do IBGE. Apesar dos dados negativos, o IBGE aponta uma possível recuperação do mercado de trabalho ainda este ano.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato