Para deputado tucano, indústria naval enfrenta caos financeiro por conta dos esquemas de corrupção


Na avaliação do deputado Adilson Troca, a indústria naval brasileira enfrenta uma das maiores crises da sua história. O parlamentar tucano apontou entre os principais problemas do setor a existência de uma dívida bilionária e as mais de 50 mil demissões em estaleiros de todo o país. De acordo com o deputado, do total de 40 estaleiros brasileiros, 12 estão parados e o restante opera bem abaixo da capacidade. Alguns sócios das empresas que integram a indústria naval estão envolvidos na Operação Lava Jato.

Adilson Troca acompanha de perto a situação referente ao Polo Naval de Rio Grande. Para o tucano, a explicação para o caos no setor está na apropriação ilegal de recursos da Petrobras ao longo dos últimos anos. “Todos sabemos que a petrolífera era a principal investidora da indústria naval brasileira. Houve um sucateamento da empresa em decorrência da corrupção e isso foi comprovado através das investigações da Lava Jato”, observou.

O parlamentar lembrou que a euforia no âmbito dos investimentos no setor naval começou durante o governo Lula, com a descoberta do pré-sal. “A partir daí, surgiram projetos de novos estaleiros em todo o litoral brasileiro, mas os empreendimentos não se sustentaram. Além da corrupção, ocorreu a queda no preço do petróleo. O resultado foi o cancelamento de encomendas de embarcações. Agora estamos correndo contra o tempo para encontrar alternativas voltadas à recuperação do setor”, enfatizou.

O deputado tucano preside na Assembleia a Frente Parlamentar de Apoio aos Portos, Hidrovias e Polo Naval de Rio Grande (PRÓPOR). Adilson Troca adiantou que no dia 3 de julho ocorrerá mais uma reunião promovida pela PRÓPOR, no Porto de Rio Grande, para tratar dos problemas envolvendo o Polo Naval.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato