Para tucanos, avanço dos investimentos estrangeiros no país é reflexo das mudanças econômicas


A partir de dados reunidos pela assessoria técnica da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha, os deputados tucanos fizeram uma avaliação dos avanços no âmbito dos investimentos estrangeiros no país, nos três primeiros meses de 2017. Para os parlamentares, a fatia de 18,6% no volume de recursos vindos do exterior ao longo do primeiro trimestre do ano refletem a retomada da confiança do mercado no Brasil depois de um ano marcado por transformações positivas na condução da política econômica.

A líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, ressaltou que a porcentagem de investimentos estrangeiros no país atingiu maior o nível desde 2002, último ano do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “Independentemente das turbulências no campo político, estamos acompanhando avanços importantes na economia. Nosso partido está comprometido com a atual condução da política econômica brasileira”, destacou.

O deputado Adilson Troca explicou que entre os fatores que explicam o interesse estrangeiro no país está o câmbio favorável, a potência do mercado interno e a visão de longo prazo do investidor. O parlamentar tucano preside a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da Assembleia gaúcha.

Mais razões

De acordo com os dados levantados pela assessoria técnica tucana, as poucas restrições para crédito bancário e o perfil dos projetos investidos também influenciaram no aumento da procura dos estrangeiros ao país. Enquanto investidores brasileiros têm partido para novos projetos, os que vêm de fora se concentram em empreendimentos de expansão. Cerca de 60% dos recursos estrangeiros vindos para o Brasil desde 2015 foram para investimentos dessa ordem.

Com isso, o Brasil subiu da oitava para a sétima posição no ranking de economias que mais receberam investimentos externos. Em 2016, o país recebeu 3,4% do investimento estrangeiro global.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato