Tucanos lembram conquistas da estabilidade econômica durante espaço de liderança do PSDB na Assembleia

Divulgação
Os 23 anos do Plano Real, projeto idealizado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso ainda no governo Itamar Franco, foram registrados pela líder do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha, deputada Zilá Breitenbach, nesta quarta-feira (28), durante sessão plenária. A parlamentar definiu o Real como o mais bem sucedido plano econômico da história brasileira. A moeda entrou em vigor em 1º de julho de 1994.

Zilá lembrou que a inflação acumulada até julho daquele ano era de 815,60% e, no primeiro levantamento realizado sobre o efeito da nova moeda, a taxa de inflação caiu para 6,08%. A parlamentar ressaltou que a estabilidade da economia trouxe bem-estar material aos brasileiros, comprovado no salto de 25% na renda per capita da população.

A tucana disse, ainda, que a queda elevada nos indicadores de extrema pobreza também foi constatada após o surgimento da nova moeda. “O número absoluto de pessoas abaixo da linha da miséria caiu de 30 milhões para 23 milhões na segunda metade da década de 90”, constatou.

A deputada aproveitou a oportunidade para falar sobre a reestruturação do Estado. Segundo Zilá, para adequar a estrutura administrativa com a realidade atual é preciso coragem e compromisso, em especial da classe política. “Somos responsáveis e temos que resgatar a nossa credibilidade para darmos respostas aos problemas que enfrentamos atualmente na esfera pública”, concluiu referindo-se a decisão da Assembleia de enfrentar, nas próximas semanas, três dias de votações para acelerar as adequações que estão em pauta na casa.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato