Violência no Brasil aumentou na gestão PT, mostra relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Na imprensa
Portal G1

A divulgação do Atlas da Violência 2017, estudo produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), trouxe aos holofotes dados alarmantes. O levantamento, que mapeou as taxas de homicídio no país entre 2005 e 2015, revelou que as mortes violentas aumentaram 10,6% no período. Em 2015, o país chegou a uma taxa de homicídios de 28,9 a cada 100 mil habitantes.

Os altos índices de homicídio, especialmente entre jovens e negros, também evidenciam a disparidade da violência nos municípios brasileiros. De acordo com a pesquisa, em 2015, apenas 111 municípios, que correspondem a 2% do número total de municípios do país, responderam por metade dos assassinatos registrados. O Ipea fez ainda uma comparação assustadora: em três semanas no Brasil, são assassinadas “mais pessoas do que o total de mortos em todos os ataques terroristas no mundo nos cinco primeiros meses de 2017, que envolveram 498 atentados, resultando em 3.314 vítimas fatais”.

Além da necessidade de políticas sociais que estimulem o desenvolvimento dos brasileiros, o parlamentar apontou a contínua escassez de recursos destinados à segurança pública como um dos fatores que contribuíram para o aumento da violência no país. Leia AQUI a reportagem do portal G1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato