Sem o PT, Programa Mais Médicos prioriza brasileiros e amplia profissionais, afirma Pedro Pereira

Crédito da foto: Wilson Cardoso
O vice-líder da Bancada do PSDB, deputado Pedro Pereira, fez uma avaliação sobre o Programa Mais Médicos no mesmo dia em que a ex-presidente Dilma Rousseff abordou o tema, em audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa. O parlamentar tucano afirmou, nesta quarta-feira (12), que quatro anos após ser lançado, o Mais Médicos já atinge a marca de 6 mil profissionais brasileiros, representando um terço do total.

Pereira ressaltou que o número faz parte de um esforço do Ministério da Saúde para aumentar a participação nacional dentro do programa, que seguiu novos rumos após a saída do PT do governo federal. “Antes, o programa priorizava interesses políticos e ideológicos petistas. Agora, está contemplando os brasileiros, tanto na contratação de profissionais, como no atendimento à população que mais precisa. A mudança foi bem vista pelas entidades médicas”, avaliou.

O deputado frisou, ainda, que o peso de cubanos no programa, que era de 79% em 2014, agora está em um total de 57%. O parlamentar lembrou que os médicos cubanos ficavam com apenas 20% do ordenado recebido pelo exercício no programa, o restante era destinado ao governo de Cuba. Pereira disse também que o Mais Médicos também deu um salto no alcance territorial no último ano, passando de 3.785 municípios atendidos para os atuais 4.058, além de 23 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Os dados usados pelo parlamentar são do Ministério da Saúde.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato