O mais bem sucedido plano econômico da história brasileira está completando 23 anos


A moeda que simbolizou o projeto idealizado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, ainda no governo Itamar Franco, e que acabou com a hiperinflação no Brasil está de aniversário. O Real entrou em circulação no dia 1º de julho de 1994 e desde então o país vive um cenário de estabilidade econômica, algo bem diferente do que se registrava antes, quando a desvalorização da moeda corroía a renda dos brasileiros. A inflação acumulada até julho daquele ano foi de 815,60%, e o primeiro índice registrado sob efeito da nova moeda foi de 6,08%, mínima recorde em muitos anos.

Os primeiros passos foram dados um ano antes, em maio de 1993, quando Fernando Henrique foi nomeado ministro da Fazenda pelo presidente Itamar. A partir daí, Fernando Henrique reuniu um grupo de economistas para elaboração de um plano de combate ao dragão inflacionário. A história registrada recentemente no filme do cineasta Rodrigo Bittencourt, “Real - O Plano Por Trás da História”.

A estabilidade da economia trouxe maior bem-estar material para os lares brasileiros, o que pode ser comprovado pelo salto da renda familiar per capita, que, entre 1995 e 2000, foi 25% superior à média verificada entre 1990 e 1994, antes do Real ser lançado. A queda elevada nos indicadores de extrema pobreza também foi constatada após o surgimento da nova moeda. O número absoluto de pessoas abaixo da linha da miséria caiu de 30 milhões para 23 milhões na segunda metade da década de 90.

Em pouco tempo acompanhamos avanços do ponto de vista econômico e social. O Real ofereceu, ainda, as condições necessárias no âmbito das finanças públicas para o surgimento dos programas sociais. Depois que o país conquistou a estabilidade, foi possível criar a rede de proteção social durante os dois mandatos do presidente Fernando Henrique.

Foi a partir do surgimento do Real que os brasileiros acompanharam o surgimento da Bolsa Escola, da Bolsa Alimentação, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Vale Gás. Também foi possível criar a lei dos medicamentos genéricos e o maior programa de combate a AIDS do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato