Para Redecker, Paixão Côrtes se tornou um marco entre o passado e o presente dos gaúchos

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
Os 90 anos de Paixão Côrtes foi celebrado pela Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (12), durante Grande Expediente proposto pela deputada estadual Regina Becker Fortunati (Rede). O líder da Bancada do PSDB, deputado Lucas Redecker, falou em nome do partido, destacando a vida pessoal e profissional do folclorista, compositor, radialista e pesquisador gaúcho.

Redecker lembrou que seu pai, o saudoso deputado federal Júlio Redecker, trabalhou com o tradicionalista e se sentiu orgulhoso de poder participar da homenagem. “Ele (Paixão Côrtes) é responsável pela história e modificação da sociedade gaúcha”, ressaltou. O parlamentar tucano enfatizou, ainda, a importância de Paixão Côrtes para o Estado, destacando que o folclorista trouxe da infância no campo e dos exemplos familiares, a vontade de resgatar a pilcha (vestimenta), o mate e todos os demais símbolos da cultura do gaúcho.

Nascido em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, Paixão Côrtes viveu a juventude em Uruguaiana. Ao chegar em Porto Alegre se destacou ao lado de Barbosa Lessa e Glauco Saraiva no trabalho de pesquisa sobre as raízes gaúchas. Foi responsável também por institucionalizar a Chama Crioula e criar do 35 CTG (Centro de Tradições Gaúchas).

Texto: Luís Gustavo Machado (Luís Gustavo Machado – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato