Efeitos da crise econômica gerada pelo PT seguem penalizando trabalhadores, avaliam deputados tucanos

Crédito da foto: Juliana Mutti | Agência AL/RS
Na avaliação dos deputados da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha, a crise econômica sem precedentes promovida pelo PT durante os 13 anos em que esteve no comando do país continua penalizando os brasileiros. Para os parlamentares, a recessão deixada como herança da má gestão petista segue impactando na vida dos trabalhadores, eliminado empregos, diminuindo salários e adiando sonhos das famílias.

O vice-líder da bancada tucana, deputado Pedro Pereira, destacou as dificuldades que milhões de brasileiros enfrentam para conseguir um emprego, tendo até que apelar para subocupações, com salários reduzidos. “Os efeitos da crise promovida pelo PT foram tão fortes que se alastram até hoje. Os petistas geraram essa calamidade na economia e a população está pagando a conta”, observou.

Para a líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, o país precisa encaminhar as reformas em tramitação no Congresso Nacional. “O Estado brasileiro precisa de reformas profundas em todos os campos, em especial para favorecer a livre iniciativa e o empreendedorismo neste momento de crise. Enquanto não tiver um rearranjo profundo, a gente vai sofrer com essa situação”, avaliou.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada recentemente, pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado de trabalho encerrou o segundo trimestre do ano com 26,3 milhões de trabalhadores desocupados e subocupados – cerca de 200 mil a menos que no trimestre anterior. No setor privado os empregos com carteira assinada encolheram 0,8%, entre abril e junho deste ano, em relação ao trimestre anterior. A ocupação entre autônomos, que contribuem para o INSS, recuou 0,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Entre os que não fazem aportes para a Previdência Social, aumentou 2,5%.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato