Liberdade e justiça sempre estiveram na base dos movimentos dos gaúchos, afirmam tucanos

Reprodução
São poucos os Estados brasileiros que celebram suas datas cívicas com tamanha mobilização e paixão. Essa constatação foi feita pelos deputados que integram a Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha. Nesta quarta-feira (13), os parlamentares participaram da sessão solene em homenagem a Revolução Farroupilha, comemorada no dia 20 de setembro.

A líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, disse que a Semana Farroupilha congrega todos os cidadãos de todas as regiões e classes sociais, incluindo os que vivem hoje em outros lugares do país e do mundo. “Sobram razões para comemorarmos a Revolução Farroupilha. Ela marcou decisivamente a personalidade e o civismo de todos nós”, salientou.

Segundo o líder da bancada tucana, deputado Lucas Redecker, os gaúchos sempre tiveram convicções ideológicas republicanas, liberais, federalistas, antiabsolutistas, opostas ao centralismo e ao conservadorismo, reinantes no Brasil na época da revolução. Para Redecker, decorridos quase dois séculos, permanece entre nós aquele espírito que levou a Província do Rio Grande do Sul a superar a posição econômica secundária que lhe era imposta pelo poder central.

O vice-líder da bancada, deputado Pedro Pereira, frisou que o solo gaúcho não foi outorgado gratuitamente, mas conquistado a partir da luta. O deputado Adilson Troca ressaltou que é no perfil lutador do gaúcho que se encontra a raiz da consciência tradicionalista, que tem hoje uma expressão forte, visível não apenas na vitalidade dos Centros de Tradições Gaúchas, na música nativista, no churrasco, no mate, mas também no modo de ser, na fibra, na coragem e na determinação do povo.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato