Polo Carboquímico pode atrair 4,4 bilhões de dólares em investimento, projeta Redecker

Crédito da foto: Karine Viana | Palácio Piratini
A criação de uma política estadual do carvão mineral e a instituição do Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul foi encaminhada pelo governo do Estado para apreciação da Assembleia Legislativa, na semana passada. A matéria prevê a criação de dois complexos carboquímicos, um na Região Carbonífera e outro na Campanha.

O líder da Bancada do PSDB, deputado Lucas Redecker, comemorou esse passo importante para valorizar a riqueza mineral abundante no Estado. Redecker tem sido um dos principais incentivadores do uso do carvão mineral na matriz energética, uma vez que 90% das reservas de carvão mineral do país encontram-se em solo gaúcho. Ele citou que, como secretário de Minas e Energia, no período entre 2015 e 2017, foi à Alemanha e ao Japão conhecer a tecnologia ultra supercrítica, usada por esses países e que recentemente resultaram num protocolo de intenções com os japoneses para instalação de um complexo carboquímico em solo gaúcho.

A iniciativa vai reduzir a dependência externa de insumos para a agropecuária e indústria e promover o desenvolvimento econômico sustentável, a partir do uso do carvão mineral. A criação do Polo Carboquímico vai dar segurança jurídica e normatizar o setor. O Complexo Carboquímico da Região Carbonífera abrange as cidades de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, General Câmara, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo. O segundo, o Complexo Carboquímico da Campanha, está previsto para os municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato