Projeto do GT da Matriz Produtiva dos Biodigestores, conduzido por Zilá, é apresentado ao governo

Crédito da foto: Bethania Haas Loblein
O documento conceitual do projeto elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) da Matriz Produtiva dos Biodigestores, coordenado pela líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, foi apresentado ao governo gaúcho, na sexta-feira (1º), durante a Expointer 2017. Zilá explicou que nos últimos meses o GT, liderado por ela, buscou informações, visando a produção de biofertilizantes e de energias renováveis no campo.

O documento conceitual é uma proposta preliminar de um projeto de fomento à matriz produtiva do biodigestor como fator de sustentabilidade e desenvolvimento regional, integrando ações de políticas de desenvolvimento agrícola, proteção ambiental, energias alternativas, geração de renda e fixação do homem no campo, com nuances no associativismo, cooperativismo, política de incentivos e o combate às desigualdades regionais."Os biodigestores utilizam a tecnologia que possibilita transformar os dejetos de animais em biofertilizantes para serem usados nas lavouras e na produção de biogás, fonte de energia limpa", explicou Zilá.

O líder da Bancada do PSDB, deputado Lucas Redecker, acompanhou a apresentação do documento conceitual. Redecker esteve recentemente no comando da Secretaria Estadual de Minas e Energia e atuou na promoção de energias renováveis. Ele conduziu a elaboração do Plano Energético do RS e o Atlas Biomassas quando era secretário.

Zilá disse que o trabalho iniciado pelas entidades de pesquisa para o incentivo da geração de energia e biofertilizantes a partir de dejetos está apenas no começo. "Temos um longo caminho para percorrer agora que finalizamos o documento conceitual do projeto. Buscaremos parcerias, tecnologias e orientações para que os nossos pequenos produtores rurais invistam em energia renovável e biofertilizante", concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato