Deputados tucanos defendem saída do governo Temer na convenção que elegeu Eduardo Leite presidente do PSDB

Crédito da foto: Rafael Ribeiro
Durante a Convenção Estadual do PSDB, realizada no sábado (11), na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais da bancada tucana defenderam a saída do partido da base de apoio ao governo do presidente Michel Temer. Os parlamentares também reforçaram a defesa da investigação e da punição de todos os agentes políticos envolvidos em corrupção e reiteraram o pedido, feito em maio deste ano, para que o senador Aécio Neves renunciasse definitivamente à presidência do partido.

A líder do PSDB na Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, disse que o partido precisa se afastar do governo Temer. Entretanto, a parlamentar ressaltou que o PSDB deve seguir apoiando as reformas do Estado brasileiro no Congresso Nacional. “Devemos entregar os ministérios que ocupamos, mas não podemos deixar de apoiar as reformas necessárias para retirar o país da crise econômica”, observou.

O líder da bancada tucana, deputado Lucas Redecker, afirmou que PSDB deve ter compromisso com o Brasil, não necessariamente com o governo Temer, fazendo parte de sua base de sustentação e ocupando espaço na administração. “O PSDB tem que sair do governo Temer para ter posição, e não para fazer oposição”, salientou.

O vice-líder da bancada tucana, deputado Pedro Pereira, fez duras críticas ao senador Aécio Neves, presidente licenciado do PSDB. Pereira reforço que “o partido não tem corrupto de estimação” e defendeu medida disciplinar contra o senador. “O PSDB não tem bandido de estimação. Queremos a investigação e punição de todos os corruptos”, defendeu.

O deputado Adilson Troca também defendeu o posicionamento da bancada quanto à permanência no governo Temer. O parlamentar aproveitou a oportunidade para falar sobre a escolha de Eduardo Leite, ex-prefeito de Pelotas, para comandar o PSDB no Rio Grande do Sul a partir de agora. Adilson Troca destacou as qualidade de Eduardo como gestor e liderança política. “O PSDB está atuando na formação de novas lideranças políticas. O partido vive um excelente momento e tem condições de oferecer aos gaúchos uma nova agenda propositiva, tendo Eduardo Leite no comando deste processo”, avaliou.

COMANDO PARTIDÁRIO

Eduardo Leite agradeceu o apoio recebido pelos integrantes do partido para assumir a presidência da sigla no Estado. Falou dos desafios para as eleições de 2018 e se colocou à disposição para conduzir uma proposta alternativa ao governo do Estado. “Na presidência do PSDB, minha proposta será de construção de um projeto, independentemente de quem for o nome escolhido para representar essa nova agenda política e econômica para o Estado”, concluiu.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, que deixou o comando partidário no Estado, também defendeu apoio às reformas no setor público, tanto na esfera federal como estadual. Marchezan fez questão de dizer que o governo Yeda foi o melhor da história do Estado. “Vamos tirar a limpo isso aqui: o PSDB fez o melhor governo da história do Rio Grande do Sul. Faço essa avaliação porque meus interesses pessoais não estão acima do interesse público”, sustentou.

NÚMEROS E PRESENÇAS

A vitória de Eduardo Leite por aclamação foi garantida por 236 votos a favor. Foram computados um branco e três nulos. Estiveram presentes na convenção Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás, e políticos de outras siglas, como os deputados federais José Stédile (PSB) e Luis Carlos Heinze (PP), a deputada estadual Any Ortiz (PPS), e o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP). Outros partidos estiveram representados no encontro, como PRB, PROS, DEM e PMDB.

Crédito da foto: Rafael Ribeiro

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato