Zilá comemora medida que contribui com a preservação e o turismo no Salto de Yucumã

Crédito da foto: Vinicius Reis | Agência AL/RS
A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) usou um dos espaços de liderança do partido nesta terça-feira (6), durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa, para comemorar o acordo firmado entre o governo do Estado e as hidrelétricas, visando garantir a visibilidade do Salto de Yucumã, maior extensão de queda d´água do mundo, com 1.800 metros de comprimento. Segundo Zilá, a Agência Nacional das Águas (Ana) emitiu portaria que estabelece regras e limitações para a operação da usina hidrelétrica Foz de Chapecó, permitindo a sua visualização da queda d´água.

Para a parlamentar tucana, agora os turistas podem contemplar a maior queda d'água longitudinal do planeta aos finais de semana, localizado no município de Derrubadas, na Região Noroeste, sem comprometer a geração de energia elétrica. Zilá acompanhou todo o processo e atuou diretamente para a concretização dessa portaria da Ana. “O acordo, oficializado na manhã de hoje em ato no Palácio Piratini, é resultado de uma antiga reivindicação”, salientou. A operação será administrada pelo Ministério de Minas e Energia, respeitando as demandas do setor energético.

Zilá explicou que, em razão da grande quantidade de água do Rio Uruguai escoada pela usina hidrelétrica Foz do Chapecó, em operação desde 2010, na maior parte do tempo, o salto ficava submerso, prejudicando o turismo dos dois lados do rio, que divide o Parque Estadual do Turvo e o Parque Provincial Moconá, na província argentina de Misiones. “A partir de agora, em períodos de pouca chuva que caracterizam baixas vazões, a descarga deve ser igual ou inferior a mil metros cúbicos de água por segundo entre o meio-dia de sexta-feira e o meio-dia de domingo”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato