Proposta do PSDB que reajusta valores repassados aos médicos e procedimentos do IPE é aprovada

Agência AL/RS
O vice-líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Pedro Pereira, destacou a inclusão de emenda de sua iniciativa ao Projeto de Lei Complementar (PLC 212/2017) de autoria do governo do Estado, que reestrutura o Instituto de Previdência do Estado (IPERGS). O PLC foi aprovado nesta terça-feira (13) no Parlamento gaúcho. A proposta sugerida por Pereira e apresentada na forma de emenda pela bancada tucana visa reajustar, num período não superior a dois anos, os valores de consultas repassados aos médicos e procedimentos laboratoriais e cirúrgicos do IPE Saúde.

Segundo Pereira, a emenda tem por objetivo valorizar os profissionais de Saúde. O deputado lembrou que o último reajuste foi em 2011. “O caos na Saúde é generalizado e nos últimos anos acompanhamos a população desamparada, com redução de leitos e até hospitais fechando. O médico recebe atualmente apenas R$ 47,00 por consulta. Muitos profissionais estão se descredenciando e não querem mais atender pelo IPE Saúde por não receberem a valoração necessária que o trabalho requer”, enfatizou.

Pereira disse, ainda, que algumas especialidades não há mais médicos ou tem o número muito reduzido. “Esperamos que a partir da proposta que apresentamos e aprovamos juntamente com o PLC 212/2017, o Estado consiga reverter o descredenciamento de médicos. Sabemos que há inúmeros casos em que o usuário espera cerca de 90 dias para conseguir agendar uma consulta, justamente pela escassez de médicos. Queremos superar isso”, salientou.

O deputado explicou que o IPE é responsável por aproximadamente 300 mil servidores e pensionistas. “São mais de um milhão de beneficiários, que correspondem a aproximadamente 10% da população gaúcha. Por essa razão, merece mais atenção por parte do governo”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato