Zilá lança Frente Parlamentar de Apoio à Matriz Produtiva dos Biodigestores na Assembleia

Crédito da foto: Guerreiro | Agência AL/RS
Na quinta-feira (26) foi lançada a Frente Parlamentar em Apoio à Matriz Produtiva dos Biodigestores, durante audiência pública sobre o tema, no Plenarinho da Assembleia Legislativa gaúcha. A representatividade do evento comprova a importância do assunto em debate e o interesse quanto à eficiência na gestão de resíduos, inicialmente no meio rural e posteriormente para a área urbana. A tecnologia relacionada aos biodigestores oferece alternativa na geração de energia renovável no campo e na produção de biofertilizantes.

Segundo a deputada Zilá Breitenbach, que preside a Frente, algumas questões prejudicam o uso dos biodigestores. "A falta de uma tecnologia que se aplique a realidade dos gaúchos, a segurança para que o agricultor tenha um custo-benefício satisfatório, linhas de créditos acessíveis e, principalmente, uma capacitação adequada para o manejo da tecnologia", explicou.

No lançamento da Frente, Zilá lembrou das reuniões do Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores, coordenado por ela desde o ano passado. Segundo a parlamentar, esse é o diferencial do debate sobre biodigestores no Rio Grande do Sul. "A união do setor produtivo (agropecuário, cooperativo e industrial privado), instituições de geração e difusão do conhecimento tecnológico e social (instituições de ensino superior e técnico), entidades e órgãos do Poder Executivo Estadual e Federal, além de bancos de fomento e a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura)... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato