Pedro Pereira critica o líder do governo Sartori por entregar projeto de sua autoria sem parecer na CCJ

Agência AL/RS
Na semana passada o vice-líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Pedro Pereira, usou o espaço de liderança do partido em plenário para manifestar indignação com o líder do governo Sartori, deputado Gabriel Souza (PMDB). Pereira denunciou que o peemedebista estava trancando projeto de lei (PL 482/2015), de sua autoria, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) há mais de um ano. A matéria visa acabar com as aposentadorias dos ex-governadores, assim como a pensão de viúvas dos governantes já falecidos.

Em resposta, Souza devolveu o PL, sem parecer para a CCJ. Pela grade da Comissão, o próximo a assumir a relatoria é o deputado Frederico Antunes (PP). A matéria de Pedro Pereira já passou por dois relatores. O primeiro foi Elton Weber (PSB), que ficou pouco tempo e devolveu sem parecer. O segundo foi Gabriel Souza, que devolveu agora depois da manifestação de Pedro Pereira.

O parlamentar tucano lembrou que existem ex-governadores que acumulam subsídios além da aposentadoria concedida por governarem o Estado. "É preciso acabar com o desperdício de dinheiro público. Os ex-governadores deveriam dar exemplo nessa questão, tendo em vista que conheceram de perto a realidade financeira do nosso Estado", ressaltou.

O projeto do deputado tucano vai além da matéria de autoria da deputada Any Ortiz (PPS), aprovado no Parlamento e sancionado pelo governador no final de 2015. Pela proposta de Any Ortiz, o benefício da aposentadoria somente valerá a partir do futuro governador do Estado. Pedro Pereira explicou que são gastos R$ 5 milhões ao ano com nove ex-governadores e quatro viúvas.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato