Segundo Zilá Breitenbach, método escoteiro deve ser reconhecido como complemento à educação formal

Crédito da foto: Juarez Junior | Agência AL/RS
O Projeto de Lei 227/2017, de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), busca incluir o método educativo escoteiro na Lei do Plano Estadual de Educação (PPE). A matéria aguarda leitura do parecer favorável da deputada Liziane Bayer (PSB), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa.

A proposta apresentada por Zilá foi protocolada inicialmente pelo ex-deputado estadual Vinicius Ribeiro (PDT), em 2016, e estava arquivada no Parlamento. A matéria foi reapresentada no ano passado pela deputada tucana. Se aprovada, a proposição vai assegurar maior apoio institucional por parte do poder público para as demandas do Movimento Escoteiro no Estado.

Para Zilá, o Movimento Escoteiro proporciona à juventude ações produtivas, que cultivam valores de cidadania, amizade, respeito ao próximo, cuidados com a natureza e com a espiritualidade. “Creio que os valores cultivados nas atividades propostas pelo Escotismo oferecem contribuição valiosa à formação dos nossos alunos”, concluiu. Após aprovação na CCJ, o projeto de Zilá deve seguir para apreciação em plenário.

Em 2014, a deputada aderiu ao antigo Pacto Escoteiro, se comprometendo em apoiar as demandas do Escotismo no exercício do mandato na Assembleia. A deputada deve assinar agora o terno de adesão para fazer parte da União Parlamentar de Escoteiros do Brasil (UPEB). A UPEB reúne vereadores, deputados e senadores de todo o país.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato