Para Zilá, exemplos de boas práticas na Educação contribuem com a plena independência dos brasileiros

Crédito da foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
Para a deputada Zilá Breitenbach, ser patriota é dar atenção a qualidade da Educação. A parlamentar falou em nome da Bancada do PSDB, nesta quarta-feira (5), durante sessão solene em homenagem a independência do Brasil. Zilá enfatizou que ser patriota é um direito e um dever do cidadão.

A deputada aproveitou a oportunidade para falar sobre os indicadores educacionais divulgados nesta semana. “Sou professora e acredito que seja oportuno analisar esses dados quando falamos em independência”, observou. Zilá apontou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica gaúcho no Ensino Médio ficou em 15° lugar no país, caindo duas colocações, desde 2015. A tucana lembrou que em 2005, quando foram divulgados os primeiros resultados, o Estado era o 4° melhor nesse nível.

Mesmo diante dos resultados gerais abaixo da média na Educação Básica, a deputada fez questão de destacar exemplos positivos de superação no ensino. “Nem tudo é ruim, temos que destacar as instituições e sistemas de ensino que obtiveram boas notas”, ponderou. Zilá falou que nos anos iniciais do Fundamental, os municípios com pontuações mais altas em rede própria foram: Picada Café (8,0) e Ilópolis (7,6). Já nos anos finais, Coqueiro Baixo, Nova Petrópolis e Picada Café, novamente, ficaram empatados, com a melhor colocação: 6,4. No Ensino Médio, os índices mais altos foram em São José do Inhacorá (5,9) e Nova Petrópolis, novamente (5,7).

A parlamentar destacou, ainda, o exemplo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Íris do Amaral, de Porto Alegre, que superou a meta do Ideb nos anos iniciais (5º ano) e também ultrapassou a média nacional. “Fato inédito entre as 56 escolas da rede municipal, a Ana Íris do Amaral saiu de 5,1 em 2015 para 6,3 em 2017”, comemorou.

De acordo com Zilá, os exemplos de êxito nos resultados educacionais servem de inspiração e merecem atenção para que sejam reproduzidos pelos sistemas de ensino de modo geral. “Devemos compartilhar boas práticas em nome da qualidade da Educação e da nossa plena independência”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato