PSDB mantém bancada com quatro parlamentares na próxima legislatura na Assembleia gaúcha

Divulgação
A Bancada do PSDB no Parlamento gaúcho seguirá com quatro deputados estaduais na próxima legislatura. Os tucanos reelegeram Pedro Pereira (32.290 votos) e Zilá Breitenbach (24.115 votos). Foram eleitos para o primeiro mandato Mateus Wesp (28.173 votos) e Luiz Henrique Viana (25.629 votos). O atual líder da bancada tucana, deputado Lucas Redecker, foi eleito deputado federal (114.346 votos) ao lado do vereador de Pelotas, Daniel Trzeciak, conhecido como Daniel da TV (74.789 votos).

Os eleitos deverão ser diplomados até o dia 19 de dezembro, conforme determina o calendário eleitoral. A posse acontecerá em 31 de janeiro de 2019, cumprindo a determinação dos artigos 2º, 3º e 6º do Regimento Interno da Assembleia.

OS REELEITOS

Pedro Pereira é médico, natural de Canguçu. O parlamentar segue para o quarto mandato consecutivo na Assembleia. Ingressou na vida pública em 1992, elegendo-se vereador, sendo reeleito em 1996. Chegou ao Parlamento gaúcho em 2006, e foi reeleito em 2010 e 2014. Sempre buscou defender pleitos ligados à Saúde e as áreas da Agricultura, Segurança e Infraestrutura. Destacou-se ao propor Emenda Constitucional separando o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, proporcionando assim autonomia financeira e administrativa à corporação.

Zilá Breitenbach é professora e foi prefeita de sua cidade natal, Três Passos, por dois mandatos. É autora da Lei da Ficha Limpa Estadual, que proíbe a nomeação de pessoas condenadas pela justiça em cargos públicos. No Parlamento, coordena a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência, atua na proteção do idoso, na defesa dos educadores e na transparência do setor público.

OS NOVOS

Mateus Wesp é advogado e professor universitário. Formado em Direito pela PUC/RS, fez Mestrado e Doutorado em Direito Público na UFRGS e Pós-Doutorado em Filosofia do Direito. Foi o vereador mais votado de Passo Fundo nas eleições de 2016, com quase 3 mil votos. É parlamentarista, federalista e defensor do voto distrital. Também busca ser a voz dos defensores da liberdade de expressão, da economia de mercado, da democracia representativa e dos valores da família, do trabalho e do tradicionalismo.

Luiz Henrique Viana é advogado, vereador em Pelotas e pós-graduando em Gestão Pública. Foi Líder do governo Eduardo Leite na Câmara pelotense por quatro anos (2013-2016). Na presidência do Legislativo Municipal, economizou mais de R$ 7 milhões em um ano. Viana foi também secretário municipal da Qualidade Ambiental (2011-2012) e integrou o Conselho Administrativo e Econômico da Arquidiocese de Pelotas (2011-2014).

Mateus Wesp e Eduardo Leite. Divulgação

Viana e Eduardo Leite. Divulgação

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato