Tucanos destacam a contribuição do negro na cultura do Estado e do país

Divulgação
Para o líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, o Dia da Consciência Negra, comemorado nessa terça-feira (20), serviu para a sociedade fazer uma reflexão sobre o papel do negro na construção do Brasil. O parlamentar tucano afirmou, nesta quarta-feira (21), durante sessão solene no Parlamento gaúcho, que a data sintetiza a luta pela liberdade e pela valorização dos afrodescendentes na nossa história.

Em nome dos deputados do PSDB, Redecker defendeu a expansão das políticas de inclusão social que contemplam sobretudo o negro. Entretanto, o tucano disse ser necessário fomentar o debate sobre o preconceito latente em nosso meio. “As ações afirmativas só serão percebidas de forma plena quando erradicarmos posturas discriminatórias na sociedade”, observou.

Segundo Redecker, o preconceito étnico num país miscigenado representa uma contradição. “A mudança cultural depende de cada um de nós. Ela está em pequenos atos do nosso cotidiano. Precisamos apenas priorizar o respeito ao próximo, independentemente de questões étnicas”, concluiu.

A Bancada do PSDB indicou o esportista profissional Carlos Artur da Rosa para receber o Troféu Carlos Santos, destinado a personalidades que contribuíram com a sociedade a partir da sua trajetória profissional e cultural. O homenageado é formado em Química, Física e Contabilidade. Atualmente, é acadêmico de Educação Física.

Desde de jovem, Carlos Artur da Rosa se dedicou ao esporte, inicialmente como boxeador, mas foi com o Levantamento de Peso que conquistou 15 vezes o campeonato mundial da modalidade esportiva. Hoje é proprietário de uma academia onde acolhe gratuitamente crianças em estado de vulnerabilidade social e ex-dependentes químicos. Realiza palestras em escolas públicas e particulares situadas em comunidades com alto índice de criminalidade ou quilombolas.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato