Posse dos nossos deputados para a 55ª Legislatura


Os deputados estaduais tomam posse nesta quinta-feira (31), às 14h, no Plenário 20 de Setembro, na Assembleia Legislativa. Será realizada Sessão Solene com a presença de autoridades, amigos e familiares dos 55 deputados eleitos e reeleitos. Na oportunidade, também será escolhida a nova mesa diretora do Parlamento gaúcho.

Dos 55 deputados que tomarão posse, 27 já são parlamentares da Casa. As demais 28 vagas da 55ª Legislatura serão ocupadas por novos nomes, o que representa uma renovação de 50,9%. O número de bancadas partidárias passará de 13 para 17.

A Bancada do PSDB seguirá com quatro deputados estaduais. A representação tucana na Assembleia será feita pelos reeleitos Pedro Pereira (32.290 votos) e Zilá Breitenbach (24.115 votos) e os novos parlamentares Mateus Wesp (28.173 votos) e Luiz Henrique Viana (25.629 votos).

Os deputados

Luiz Henrique Viana é advogado e pós-graduando em Gestão Pública. Foi líder do governo Eduardo Leite na Câmara pelotense por quatro anos (2013-2016). Na presidência do Legislativo Municipal, economizou mais de R$ 7 milhões em um ano. Viana foi também secretário municipal da Qualidade Ambiental (2011-2012) e integrou o Conselho Administrativo e Econômico da Arquidiocese de Pelotas (2011-2014).

Mateus Wesp é advogado e professor universitário. Formado em Direito pela PUC/RS, fez Mestrado e Doutorado em Direito Público na UFRGS e Pós-Doutorado em Filosofia do Direito. Foi o vereador mais votado de Passo Fundo nas eleições de 2016, com quase 3 mil votos. É parlamentarista, federalista e defensor do voto distrital. Também busca ser a voz dos defensores da liberdade de expressão, da economia de mercado, da democracia representativa e dos valores da família, do trabalho e do tradicionalismo.

Pedro Pereira é médico, natural de Canguçu. O parlamentar segue para o quarto mandato consecutivo na Assembleia. Ingressou na vida pública em 1992, elegendo-se vereador, sendo reeleito em 1996. Chegou ao Parlamento gaúcho em 2006, e foi reeleito em 2010 e 2014. Sempre buscou defender pleitos ligados à Saúde e as áreas da Agricultura, Segurança e Infraestrutura. Destacou-se ao propor Emenda Constitucional separando o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, proporcionando assim autonomia financeira e administrativa à corporação.

Zilá Breitenbach é professora e foi prefeita de sua cidade natal, Três Passos, por dois mandatos. É autora da Lei da Ficha Limpa Estadual, que proíbe a nomeação de pessoas condenadas pela justiça em cargos públicos. No Parlamento, coordena a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência, atua na proteção do idoso, na defesa dos educadores e na transparência do setor público.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato