Wesp apresenta projeto referente ao retorno da disciplina de Educação Moral e Cívica nas escolas

Crédito da foto: Luís Gustavo Machado | Bancada PSDB
Reimplantar a disciplina de Educação Moral e Cívica no currículo das escolas do Rio Grande do Sul. Esse é o objetivo do projeto de lei protocolado pelo líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Mateus Wesp. O parlamentar disse que a defesa da Educação Moral e Cívica não se baseia em ideias exageradas, ideias de ufanismo a um passado em que tínhamos um regime de exceção ao Estado de Direito no Brasil.

Segundo Wesp, a base da disciplina de Educação Moral e Cívica é ensinar a conhecer e amar a pátria. Também está a capacidade de cuidar com carinho das coisas que nos dão sentido, identidade, e permitem cultivar o respeito à família e desfrutar da liberdade. “Por isso, é necessário dar oportunidade as nossas crianças e adolescentes o estudo dos valores que estão consagrados na Constituição Federal, os pilares do regime democrático de direito fundado em 1988, os valores que dão identidade ao povo brasileiro e que devem guiar os nossos cidadãos rumo ao futuro”, salientou.

Para o deputado, é necessário ensinar nas escolas princípios básicos da organização política e social, para melhor ordenar e organizar juridicamente e politicamente a sociedade. “Não estamos propondo matéria com viés ideológico, como tantas que infelizmente são propostas com o intuito de doutrinação, mas um conteúdo técnico formulado segundo os princípios basilares da civilização ocidental”, enfatizou.

O deputado defendeu a importância de apresentar às crianças o país em sua vastidão, cultura, história e personagens ilustres. “É necessário para criarmos cidadãos mais conscientes de sua identidade e engajados na sua comunidade”, frisou. Wesp considera, ainda, indispensável estimular o apreço pela Constituição, para contribuir com sua participação cívica.

O projeto de lei está em período de pauta e deve seguir para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia na próxima semana. A disciplina de Educação Moral e Cívica está fora da grade curricular das escolas desde 1993. O conteúdo é trabalhado de forma transversal, em várias disciplinas diferentes.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

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