Zilá faz reflexão sobre os 87 anos da conquista do voto feminino no Brasil

Foto: Marcelo Bertani | Agência AL/RS
No domingo (24) foi comemorado no país os 87 anos do direito ao voto pelas mulheres, assegurado no Código Eleitoral Provisório 21.076 de 1932, após intensa campanha nacional. A deputada Zilá Breitenbach (PSDB), vice-presidente do Fórum de Mulheres da União de Parlamentares do Mercosul (UPM) e vice-presidente da Assembleia Legislativa, fez menção a data chamando atenção para as conquistas femininas, mas também sobre o desafio de aumentar a representatividade feminina nos cargos eletivos.

“Temos muitas conquistas para comemorar, porém ainda muito para alcançar. Nossa representação nos cargos executivos e legislativos é baixa, assim como em outros cargos de poder. Estamos presentes em grande número no meio educacional, no mercado de trabalho e dirigindo projetos nas mais diversas áreas. Porém no meio político temos pouca representatividade e não estamos presentes nos cargos diretivos, em especial nas siglas partidárias. Queremos aumentar a representatividade feminina na política”, explicou.

A tucana, que já foi prefeita e vice-prefeita em Três Passos, presidente do PSDB gaúcho, e procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher da Assembleia, defende propostas para que existam cotas garantindo a presença das mulheres nos poderes legislativos... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato