Viana presta homenagem à UFPel pela passagem de seus 50 anos de existência

Crédito da foto: Celso Bender | Agência AL/RS
Por iniciativa do deputado Luiz Henrique Viana (PSDB), a Assembleia Legislativa homenageou, no Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (19), os 50 anos da Universidade Federal de Pelotas. Considerada um patrimônio cultural e educacional da Região Sul, a UFPel tem sido decisiva na definição de políticas públicas em virtude da influência que o trabalho de seus professores e pesquisadores exerce nas mais diversas áreas.

Para comprovar a importância da instituição, o parlamentar citou o Centro de Pesquisas Epidemiológicas, referência mundial em saúde pública. “Foi pelo trabalho iniciado com os médicos e pesquisadores César Victora e Fernando Barros, no distante ano de 1982, que novos protocolos em saúde ganharam o mundo.  As curvas de crescimento infantil, pensadas a partir de Pelotas, são utilizadas como padrão para medir o desenvolvimento de crianças tanto nos Estados Unidos quanto no Camboja”, revelou.

Estudos do Centro de Pesquisas Epidemiológicas comprovaram também a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Dados científicos apontaram, no maior estudo mundial sobre o tema, que a amamentação pode evitar mais de 800 mil mortes por ano de crianças menores de dois anos.

O tucano fez referência também à Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a mais antiga do país em funcionamento, que se notabilizou pelos estudos sobre parabolização de arroz, secagem e armazenamento de grãos, e à Faculdade de Direito, que reuniu em seu corpo docente nomes como Alberto Ruffino, Alcides de Mendonça Lima, Aldyr Garcia Schlee, Rosah Russomano, Mozart Victor Russomano e Gilda Corrêa Meyer Russomano, única presidente mulher da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O Centro de Atendimento ao Autista Danilo Rolim de Moura, em Pelotas, também foi mencionado pelo orador. Viana afirmou que a instituição recebe o apoio da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade de Minho, de Portugal, no trabalho de intervenção precoce na vida das crianças com autismo.

Viana afirmou ainda que a UFPel é uma formadora de lideranças. Citou o governador Eduardo Leite, que se formou em Direito na instituição, a atual prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas, também é egressa da universidade, e os deputados Fernando Marroni (PT), que é servidor da universidade, Pedro Pereira (PSDB), que se formou em Medicina, Luiz Marenco (PDT), egresso do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, vinculado à UFPel, e Zé Nunes (PT), que se formou em Agronomia e morou na Casa do Estudante da UFPel, que, na atual gestão, ganhou um espaço novo com capacidade para 300 estudantes... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato