Zilá denuncia o aumento dos casos de violência aos idosos do Brasil e propõe ações sobre o tema

Crédito das fotos: Tiago Alves da Silva
O dia 15 de junho foi dedicado à conscientização e ao combate à violência contra o idoso. A deputada Zilá Breitenbach usou o espaço de liderança do PSDB, na sessão desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa, para propor uma reflexão sobre o tema, uma vez que até 2042 a população de idosos deve aumentar significativamente no país.

Segundo Zilá, caso o Brasil atinja 230 milhões de habitantes, terá 57 milhões de idosos em aproximadamente 20 anos. A parlamentar tucana questionou a forma como vivem e são tratados os idosos. Sabemos que a ONU está preocupada com a violência praticada contra o idoso no Brasil, alertando que o cuidado deve ser da família e do Estado”, observou.

Zilá denunciou o aumento dos casos de maus-tratos, negligência e abandono, além de violência física e psicológica contra os idosos. “De acordo com o Fundo da ONU que cuida dos idosos, em 2017 foram mais de 33 mil denúncias de agressão”, lamentou.

A deputada apontou as três cidades consideradas ideais para os idosos. “São Paulo, Santos e Porto Alegre estão entre os lugares mais adequados, mas é preciso investir em acessibilidade, sistema de saúde, lazer e alternativas de ocupação funcional”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato