Instituto Teotônio Vilela organiza agenda de formação política no Rio Grande do Sul, afirma deputado Viana

Agência AL/RS
Recentemente o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) assumiu a coordenação do Instituto Teotônio Vilela no Rio Grande do Sul (ITV-RS). Viana está trabalhando na estruturação de uma agenda de formação política, que vai contemplar a implementação de cursos e a promoção de espaços de diálogo sobre o partido, seus principais quadros, modelo de governo e visão de mundo. Segundo o novo coordenador do ITV-RS, sem conhecer a identidade do partido, as lideranças e filiados não conseguem defender e promover com verdade e segurança os valores que os impulsionam.

Viana destaca que antes de tudo, o PSDB é um partido de quadros, não de massa. “Por isso, formar quadros com rigor teórico, a partir das pautas históricas defendidas pelo PSDB, é indispensável. Precisamos oferecer, a partir de cada membro do partido, o melhor da social democracia para a sociedade”, defendeu.

O primeiro grande evento de formação política sobre a coordenação de Viana ocorreu em parceria com a Juventude do PSDB no Estado. Denominado “Missão 2020”, o encontro reuniu, no meses de julho, pré-candidatos e colaboradores do partido com vistas à eleição municipal do ano que vem. “A ideia do ‘Missão 2020’ surgiu de um apelo do presidente da juventude tucana, André Mariano. Foi um evento de sucesso e, sem dúvida, o modelo servirá de referência para outras ações”, sugeriu.

O coordenador está propondo a realização de ações de formação decentralizadas e assegurou que o ITV-RS vai auxiliar o partido na busca de prospectar candidatos para as eleições de 2020. “A partir da interiorização dos eventos, o que começará a ocorrer neste semestre, vamos buscar na sociedade aqueles que se identificam com as pautas históricas do PSDB, como a responsabilidade fiscal, por exemplo”, disse.

Sobre a elaboração de cartas de conjuntura, como faz o ITV Nacional para analisar fatos pontuais no âmbito econômico, político e social, Viana explicou que o ITV-RS deve utilizar as mídias sociais para divulgar suas posições. “O melhor formato ainda está por ser definido. Provavelmente, as mensagens serão feitas em forma de vídeos”, adiantou.

A nova coordenação do ITV-RS também pretende criar seções municipais do instituto, focando num primeiro momento as maiores cidades do Estado. “Isso nos dará maior capilaridade e permitirá que se traga à mesa questões do dia a dia dos municípios, que, em determinados momentos, podem ficar esquecidas”, concluiu. Em breve o ITV-RS deve divulgar um cronograma de ações.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato