Deputada tucana atua ao lado das entidades que trabalham na prevenção e no combate ao câncer de mama no Estado

Crédito da foto: Guerreiro | Agência AL/RS
Como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e integrante da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) preparou algo especial para a exposição "Outubro Rosa: Juntos por essa causa", inaugurada nesta semana, no Parlamento. Zilá atua ao lado das Ligas Femininas de Combate ao Câncer, do Imama e da Federação da Mama na conscientização sobre prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero, além de auxiliar na divulgação e orientação quanto aos direitos dos pacientes em tratamento.

Zilá destacou que o câncer de mama representa 25% entre os cânceres com maior incidência no Sul, e Porto Alegre é a capital brasileira com maior índice, 147 pessoas a cada 100 mil. Entre as cidades gaúchas em que o câncer é a principal causa de morte, a deputada lembrou que Caxias do Sul é a primeira, com 669 mortes (em 2015). Depois vem Passo Fundo, Bento Gonçalves, São Gabriel e Erechim.

A parlamentar tucana fez questão de ressaltar que a doença tem cura, desde que detectada precocemente. "A bancada feminina na Assembleia está unida trabalhando para que os índices da doença sejam reduzidos, incentivando o autoexame e distribuindo material informativo. Também incentivamos as entidades que tratam do tema no nosso Estado", concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato