Bancada do PSDB contribui com aprovação de matérias visando conter o avanço de coronavírus no RS

Agência AL/RS
Na sessão extraordinária desta quinta-feira (19), a Assembleia Legislativa aprovou os dois projetos de lei do governo Eduardo Leite, visando ampliar o combate ao coronavírus no Rio Grande do Sul. Os parlamentares da Bancada do PSDB reforçaram a importância de contribuir com as ações do Executivo Estadual, buscando conter o avanço da epidemia e tratar os pacientes já infectados. Os deputados aprovaram, ainda, duas matérias da Mesa Diretora do Parlamento com o mesmo objetivo.

O líder partidário tucano, deputado Luiz Henrique Viana, destacou o compromisso do PSDB em atuar neste momento de crise a favor de minimizar e conter a propagação do coronavírus. "A pedido do governador Eduardo Leite, aprovamos medidas que visam implementar as ações necessárias para dar assistência às pessoas que contraírem o vírus", disse.

O deputado Pedro Pereira ressaltou a necessidade da população manter resguardo. "É preciso parar para que a gente não chore amanhã por conta do coronavírus. Cada um de nós tem que fazer a sua parte, pelo bem coletivo", defendeu. A deputada Zilá Breitenbach destacou os cuidados que todos devem ter quanto à etiqueta de higiene em momentos de interação com outras pessoas. "Quando for preciso sair de casa, tente manter distância das demais pessoas. Além disso, siga todas as medidas de prevenção e faça sua parte. Este é um momento que exige solidariedade e compromisso de todos", enfatizou.

O líder da bancada tucana, deputado Mateus Wesp, sugeriu ao governador Eduardo Leite, que avalie a possibilidade de CEEE e Corsan renegociarem contas em atraso e postergarem cortes de luz e água. "Nos próximos dias, muitas pessoas e empresas terão dificuldades financeiras para arcar com seus compromissos. Por isso, é necessário que nossas estatais estejam preparadas para evitar o corte dos serviços diante de eventuais inadimplências em virtude do período de quarentena", concluiu.

Matérias do governo

O Projeto de Lei 57/2020 propõe uma reestruturação do quadro de funcionários da Saúde Pública, estabelecendo normas gerais de enquadramento, além de instituir nova tabela de vencimentos para o médico regulador de urgências e emergências. O Projeto de Lei 58/2020 prevê a contratação, em caráter emergencial e por tempo determinado, de 17 especialistas em saúde, nas áreas de Farmácia, Biologia, Enfermagem e Medicina.

Matérias do Parlamento

A Mesa Diretora da Assembleia autorizou a votação em ambiente virtual e reconheceu para os fins do disposto no art. 65 da Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública no Estado.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato