Deputados apresentam demandas à secretária da Saúde para ações durante pandemia


Em reunião virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na sexta-feira (24), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, afirmou que a situação do Rio Grande do Sul em relação à pandemia de Covid-19 não é tranquila, mas mostra que a lição de casa foi feita corretamente. A adoção do isolamento social no momento adequado, segundo ela, deu tempo necessário para que as autoridades sanitárias organizassem a rede de atendimento aos infectados e estruturassem planos de contingência nos municípios.

O encontro, que foi coordenado pela presidente da Comissão, Zilá Breitenbach (PSDB), e pelo líder do governo, Frederico Antunes (PP), contou com a participação de 29 deputados, que manifestaram uma série de preocupações em relação ao avanço da pandemia no estado. Arita detalhou as medidas adotadas pelo governo gaúcho e relatou as dificuldades enfrentadas, especialmente, em relação à aquisição de equipamentos, cujos preços dispararam e o prazo para a entrega, que em alguns casos chega a 150 dias.

Por outro lado, alguns obstáculos estão sendo superados, como a escassez de equipamentos de proteção individual (EPIs), comum no início da pandemia. Três milhões de itens, conforme a secretária, já foram distribuídos, e outros 10 milhões foram comprados para serem liberados de acordo com a demanda.

Conforme Zilá Breitenbach, "o colegiado de deputados da Comissão de Saúde da Assembleia tem se reunido toda semana, sempre buscando trazer autoridades da área da saúde que possam contribuir com informações atuais e importantes, para assim auxiliar os parlamentares na construção de propostas junto ao governo do Estado".

O aumento de casos Covid-19 em Passo Fundo também preocupa os parlamentares. O deputado Mateus Wesp (PSDB) cobrou uma estratégia para o enfrentamento do problema na região. Nesta semana, uma equipe da Secretaria da Saúde deverá se reunir com autoridades locais para enfatizar as orientações técnicas com o intuito de evitar surtos em empresas, como aconteceu em frigoríficos.

Um dos questionamentos levantados pelos deputados diz respeito ao atendimento hospitalar em seus municípios. O deputado Pedro Pereira (PSDB) reivindicou o aumento de leitos de UTIs na Zona Sul do estado... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato