Em reunião da Comissão de Saúde, tucanos demonstram preocupação quanto ao número real de infectados no RS


Liderar uma campanha para que seja ampliado o número de testes para o Covid-19 no Estado. Esse foi um dos encaminhamentos da reunião ordinária virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realizada nesta manhã de quarta-feira (15). Conforme a presidente da comissão, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), todos os deputados que participaram do debate demonstraram preocupação quanto ao número de infectados em nível de Estado e de país.

Os parlamentares também apresentaram preocupação quanto ao possível relaxamento das normas de distanciamento social, colocando em risco a vida dos gaúchos e podendo resultar num colapso no sistema de saúde. "Devido à baixa testagem, as previsões sobre números de infectados estão comprometidas, assim como os dados sobre mortes e curados. Conforme o ministro da Saúde divulgou ontem, terça-feira, os números apresentados podem estar subestimados em 12%. Por essa razão há preocupação dos deputados em ampliar o número de leitos de UTI, assim como reorganizar os leitos, já que existem regiões descobertas neste sentido”, explicou Zilá.

O deputado Pedro Pereira ressaltou que o governo deve agilizar a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs). Segundo Pereira, muitos profissionais de saúde estão alertando para a escassez de EPIs. “Precisamos priorizar as ações que contemplam os profissionais que estão atuando em campo, em emergências, postos de triagem e hospitais. Além do material já fornecido, é necessária a compra de mais máscaras, luvas de procedimento, sapatilhas descartáveis, óculos de proteção transparentes em policarbonato e álcool gel para pele e superfícies”, defendeu.

Durante a reunião, os deputados também falaram sobre a necessidade de ampliar o número de participantes do Comitê de Crise da Assembleia Legislativa para tratar sobre o Covid-19, incluindo profissionais técnicos para, junto com os deputados, realizarem estudos e aprofundarem os dados sobre o coranvírus, bem como auxiliar o Estado no combate a propagação do vírus.

A presidente da comissão relatou, ainda, que os deputados solicitaram união de todos os colegas para a abertura de hospitais que estão prontos para operar, mas até o momento não estão atendendo a população, como é o caso do Hospital Parque Belém em Porto Alegre. Para aprofundar esses temas e elucidar dúvidas dos deputados sobre as ações do governo gaúcho no combate ao Covid-19, na próxima semana a Comissão e Saúde deve realizar duas reuniões, uma com a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e outra com representantes de médicos e enfermeiros para também escutar as preocupações desses profissionais que estão atuando na linha de frente.

Texto: Bethania Haas Loblein (Jornalista - MTE 10359)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato