Retomada da atividade econômica com base em critérios científicos representa compromisso com a vida, afirmam tucanos

Agência AL/RS
O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Mateus Wesp, avaliou os números da segunda etapa da pesquisa por amostragem, conduzida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para estimar o percentual da população do Rio Grande do Sul infectada pelo novo coronavírus. Os resultados foram apresentados, nesta quarta-feira (29), durante transmissão ao vivo pela internet, com participação do governador Eduardo Leite, das secretárias de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, e da Saúde, Arita Bergmann, e do reitor da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal.

Falando em nome dos deputados Luiz Henrique Viana, Pedro Pereira e Zilá Breitenbach, Wesp reforçou o acerto da política de prevenção ao coronavírus no Rio Grande do Sul e classificou como equilibrada estratégia do governo para aos poucos, seguindo recomendações cientificas, retomar as atividades econômicas no Estado. O parlamentar destacou a coragem do governo em adotar medidas duras, mas necessárias, para salvar vidas. “O Rio Grande do Sul adotou medidas de isolamento na hora certa e com base em dados e estatísticas. Isso possibilitou a adequação dos nossos serviços de saúde, o achatamento da curva de contágio do vírus e a baixa taxa de letalidade, menor que outros Estados”, observou.

O líder tucano afirmou, ainda, que o governo Eduardo Leite está dando uma demonstração de maturidade e união em favor dos gaúchos. “Só lamento que, considerando a aflição da população em relação a pandemia, dizem ao povo palavras doces ao invés de instruí-lo”, ponderou.

Os resultados (Informações do governo RS)

Estima-se que o Estado tenha 15.066 pessoas com anticorpos, ou seja, que já tiveram contato com a Covid-19, equivalente a um infectado a cada 769 habitantes, taxa de 0,13%. Dos 4,5 mil testes aplicados entre os dias 25 e 27 de abril, seis testaram positivo. Na primeira fase da pesquisa, entre 11 e 13 de abril, dois casos deram positivo para a Covid-19, o que representa 0,05%. A estimativa, portanto, era de que existissem 5.650 pessoas contaminadas pelo coronavírus no Estado, ou um caso a cada 2 mil habitantes.

Com os resultados da segunda etapa, é possível estimar que, para cada 1 milhão de habitantes do Rio Grande do Sul, existam 1,3 mil infectados, dos quais somente 108 foram notificados. Para cada notificado, existem até 12 não notificados (há uma margem de erro que varia entre 5 a 26 não notificados).

Segundo o governador, o resultado dessa pesquisa será um dos parâmetros utilizados para o Estado traçar estratégia de enfrentamento ao coronavírus. “Com apoio da comunidade científica e acadêmica e da sociedade, podemos traçar um plano de distanciamento social controlado, com base nas realidades particulares de cada região, que seja sustentável a longo prazo”, explicou.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato