Uso de máscara e distanciamento social são fundamentais na prevenção da Covid-19, diz Pedro Pereira

Agência AL/RS 
O médico e deputado Pedro Pereira (PSDB) defendeu, mais uma vez, que o uso de máscara de proteção seja obrigatório em todo o Rio Grande do Sul. Em uma videoconferência da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, nesta quarta-feira (29), o parlamentar pediu a opinião sobre o assunto ao reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Rodrigues Curi Hallal, que também participou da reunião virtual para esclarecer os recentes estudos realizados pela instituição.

“Como médico, defendo que o uso de máscara deve ser obrigatório para todos os cidadãos. Ela é fundamental para ajudar na prevenção ao coronavírus. Além de proteger as pessoas, protege os demais. Inclusive já fiz esse pedido ao governador Eduardo Leite e para a secretária da Saúde, Arita Bergmann. É importante dizer também que só a máscara não resolve, pois temos que manter o distanciamento social e a higiene pessoal, como lavar as mãos frequentemente”, afirmou Pereira.

Em resposta ao parlamentar tucano, o reitor concordou e afirmou que o uso da máscara de proteção é fundamental. “É muito melhor que o cidadão use máscara. Existem evidências cientificas da diminuição do risco de contagio, tanto para quem poderia estar disseminando o vírus, quanto para quem poderia estar recebendo o vírus. Então, o uso de máscara funciona bem. Mas, lembrando as pessoas que o uso de máscara não significa o total alívio das medidas de distanciamento social, porque usar a máscara não reduz 100% o risco de infecção pelo vírus”, alertou Hallal.

Texto: Rafael Ribeiro (Jornalista - MTE 17665)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato