Por meio da Comissão de Saúde, deputada busca estimular o atendimento de doenças crônicas em meio a pandemia


Médicos e representantes de entidades que atendem pacientes com doenças crônicas participaram, nesta quarta-feira (3), da reunião virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), para chamar a atenção à queda dramática nos atendimentos a outras enfermidades que não a Covid-19 e as implicações desse fenômeno. Foi decidido que a comissão promoverá uma nova reunião com a Secretaria Estadual da Saúde, a Fderação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e gestores municipais para tratar dos protocolos adotados ou recomendados para cada uma das situações existentes e unificar as orientações a serem dadas.

Diante dessa discussão, a Assembleia poderá utilizar seus canais de comunicação, por meio da Mesa Diretora, para esclarecer à população quanto à importância de não abandonar tratamentos imprescindíveis por medo do coronavírus. O Parlamento também pode atuar para não permitir que órgãos e estabelecimentos de saúde deixem de prestar atendimento aos pacientes crônicos.

O superintendente do Instituto do Câncer Infantil, Algemir Brunetto, foi enfático quanto à necessidade de se manterem os atendimentos nas demais áreas médicas, especialmente em relação aos cuidados relacionados ao câncer. Conforme pesquisa realizada com 50 famílias de crianças com câncer em Porto Alegre, 86% delas não estavam indo às consultas médicas. A presidente da VIA Pró-Doações e Transplantes (ViaVida), Maria Lucia Elbern, descreveu a situação dos transplantes. Disse que a maioria deles não estava ocorrendo devido ao receio de transmissão do coronavírus, especialmente nos casos de pulmão e coração.

A deputada Zilá chamou a atenção para o caráter preocupante dos relatos e propôs conversar com o governo sobre o assunto. “Vamos encaminhar o assunto aos órgãos estaduais responsáveis, para ajudar na conscientização e no suporte para garantir segurança no atendimento de pacientes com doenças crônicas”, enfatizou... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato