Durante audiência pública, deputada defende a geração de energias renováveis com base no biogás


Vento e sol em abundância e hidrografia privilegiada colocam o Rio Grande do Sul no horizonte de quem quer investir em energia limpa. Sua transformação em um destino consolidado, no entanto, ainda depende de questões que só serão resolvidas no campo político-administrativo. Essa foi a principal conclusão da audiência pública promovida pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (27), para debater o futuro da matriz energética do Estado. 

Embora todos reconheçam as potencialidades do Estado para a geração de energias renováveis, há também convergência no momento de apontar as dificuldades enfrentadas por quem quer investir nesta área. A demora dos processos de licenciamento ambiental, que já foi considerada o principal gargalo do setor, vem sendo superada. O secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, revelou que, em 2019, a Fepam emitiu 49 documentos. E que, neste ano, apesar da pandemia, já expediu 25, antecipando investimentos em quase dois anos.

A proposta de Reforma Tributária apresentada pelo Executivo tem gerado expectativas de obtenção de vantagens competitivas, na medida em que reduzirá o ICMS do setor elétrico. Atualmente, 80% da matriz energética do Rio Grande do Sul já é oriunda de fontes renováveis e há espaço para a expansão de várias modalidades de energia limpa, seguindo uma tendência que deverá ser hegemônica no mundo pós-pandemia. Com 51% da energia de origem hídrica, 21% eólica, 4% de biomassa e 3,6% fotovoltaica, os especialistas enxergam potencial de avanço no uso de todas as fontes de geração energética. 

A deputada Zilá Breitenbach, presidente da Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores, defendeu a geração de energias renováveis com base no biogás, que tem grande potencial aqui no Estado. "O biogás é uma forma de geração de energia renovável que está ganhando bastante espaço na Europa, onde já foi aprovada sua viabilidade", observou. Zilá é idealizadora do Programa Gaúcho de Incentivo à Geração e Utilização do Biogás e do Biometano (RS Gás)... Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato