Deputados aprovam prorrogação de contratos da Saúde buscando fortalecer ações na luta contra a pandemia

Crédito da foto: Joel Vargas | Agência AL/RS

Parlamentares do PSDB reforçam a importância dos profissionais da área médica, do aumento no número de leitos e da ampliação dos testes de Covid-19 no RS.

Os deputados aprovaram em sessão plenária virtual da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (5), a prorrogação de 136 contratos emergenciais de técnicos da área da Saúde, recrutados para atuar na linha de frente das ações contra a pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul. Ao votar favoravelmente, os parlamentares que integram a Bancada do PSDB enfatizaram o caráter humanitário das matérias aprovadas, tendo em vista a situação de calamidade pública vivida pelo Estado diante da crise sanitária sem precedente gerada pela propagação do novo coronavírus. 

Na oportunidade, os deputados aproveitaram para destacar as ações do governo Eduardo Leite na qualificação da estrutura de Saúde, a partir da destinação de recursos, oriundos do Tesouro do Estado, da União e de emendas parlamentares, aos municípios e instituições hospitalares. Foi ressaltado que a ampliação dos leitos de UTI/adulto do SUS superou o número projetado pelo Secretaria Estadual da Saúde no início da pandemia. Em março, o Estado tinha 933 leitos de UTI e agora chegou a 1.779, um aumento de 90,6%.

Os parlamentares do PSDB também ressaltaram a ampliação da testagem da população, visando o rastreamento de casos, por meio do programa Testar RS, lançado recentemente. A iniciativa está sendo operacionalizada pelo Estado em conjunto com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de Saúde, tendo o apoio da iniciativa privada. O objetivo do Testar RS é ampliar para 8 mil o número de teste diários.

Também foram aprovados os seguintes projetos durante a sessão virtual: o PL 149/2020, que autoriza a Centrais de Abastecimento do Estado (CEASA/RS) a prorrogar contratos emergenciais; e o PL 150/2020, que autoriza contratar recursos humanos em caráter emergencial e prorroga a contratação emergencial e temporária no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). A proposição também autoriza a realização de processo seletivo para formação de cadastro reserva para atender necessidade temporária do DAER.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato