Deputado do PSDB defende ressarcimento dos custos de estada penitenciária por parte dos próprios detentos

Crédito da foto: Joel Vargas | Agência AL/RS

O deputado estadual Mateus Wesp (PSDB) anunciou, nesta semana, durante sessão plenária híbrida (presencial e virtual), na Assembleia Legislativa, a tramitação de projeto de lei de sua autoria direcionado ao sistema prisional. A proposição trata de prover as condições para reintegração social do apenado depois de cumprida a pena restritiva. 

O projeto prevê a obrigação do condenado ressarcir o Estado com sua estada na prisão, prevendo que aquele com condições financeiras faça o ressarcimento em dinheiro e os que não puderem o façam em forma de trabalho, com critérios de justiça para que não se crie uma dívida impagável. Wesp explicou que a ideia é o ressarcimento dessas despesas de hotelaria que geram custo para a sociedade, delegando ao Poder Executivo estabelecer percentuais de ressarcimento conforme a capacidade econômica do apenado. 

"A Lei de Execuções Penais, de 1984, prevê que o trabalho do apenado deve ter entre suas destinações o ressarcimento das despesas do Estado com o preso, mas não foi devidamente regularizada. Por isso, meu projeto de lei busca quebrar essa inércia", concluiu Wesp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato