Deputada atua para obtenção de subsídios e linhas de crédito para investimentos em biogás e biometano

A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) defende maior investimento em projetos de geração de biogás e biometano nas lavouras do Rio Grande do Sul. A parlamentar busca, por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa, criar alternativas de financiamento para energias renováveis, além de fomentar a utilização de biofertilizante sem impacto ambiental.

Zilá informou, durante sessão plenária nesta semana, que está atuando junto ao governo do Estado, para viabilizar a possibilidade de subsídios para juros em empréstimos e linhas de crédito do BRDE e do BADESUL, voltados a projetos de geração de biogás e biometano. “Isso é uma oportunidade para os produtores terem energia na propriedade. Temos uma lei estadual aprovada, que resultou de dois anos de pesquisa, buscando referência sobre o tema”, explicou.

A deputada comentou, ainda, que produtores de suínos e de animais confinados na área do gado leiteiro e de corte podem produzir grande quantidade de energia, por meio do biodigestor. Zilá preside a Frente Parlamentar de Apoio à Matriz Produtiva dos Biodigestores na Assembleia. 

Entre as atuações da frente estão a troca de informações sobre o uso de tecnologias para a geração de energia e biofertilizantes, a partir do aproveitamento dos dejetos da produção rural. A frente também busca fontes de financiamento para investimentos nessa área.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Foto: Vinicius Reis | Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato