Deputado propõe debate sobre sistema de governo

Crédito da foto: Guerreiro | Agência AL/RS

Na sessão plenária híbrida (presencial e virtual) desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa, o deputado Mateus Wesp (PSDB) criticou o sistema presidencialista de governo e enalteceu o parlamentarismo. Wesp citou recente crise de governabilidade que afeta a administração federal. O parlamentar afirmou que o presidente Jair Bolsonaro, assim como outros governantes, perdeu a confiança das instituições e de boa parte da nação.

"Quando analisamos os fatos, observaremos uma dinâmica onde os govermos fracos, com pautas difusas e com baixa capacidade de articulação, como tem sido o governo Bolsonaro, criam um vácuo de liderança a ser ocupado pelo Parlamento ou pelo Supremo Tribunal Federal. Essas idas e vindas do pêndulo da governbilidade são a ponta visível de um problema mais profundo, que é a irracionalidade das instituições políticas e do nosso arranjo institucional atual", observou Wesp.

O deputado disse que se o governo depende de maioria parlamentar para governar, o sistema parlamentarista seria a melhor solução para o país. "Devemos discutir com racionalidade e lucidez um melhor sistema de governo para atender de fato os anseios do povo", concluiu. O parlamentarismo é uma das bandeiras defendidas pelo PSDB desde a fundação do partido em 1988.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato