Aprovado projeto de Zilá que visa expandir e fortalecer o cicloturismo no RS

Foi aprovado, por unanimidade (48 votos), nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei 34/2021, de autoria da deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), que busca incentivar o cicloturismo no Rio Grande do Sul, visando oportunizar maior desenvolvimento local e regional. Zilá destacou que promover o cicloturismo traz uma série de benefícios, como agregar valor à cadeia do turismo sustentável, promover a mobilidade e valorização do meio ambiente, além de fomentar a economia. 

Segundo Zilá, com a aprovação do projeto, será possível a formação de consórcios ou instâncias com a participação ativa de associações, agregando sociedade civil, poder público e iniciativa privada com foco na promoção do cicloturismo. “Por meio do ciclismo, estamos diante de uma oportunidade concreta para o desenvolvimento do turismo no Estado e promoção da saúde”, disse.

O ciclismo no Brasil

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) apontou um crescimento de 118% nas vendas de bikes em 2020, em comparação com 2019. O Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo da UFRJ revelou o perfil do cicloturista brasileiro. Conforme o estudo, em 2018, cerca de 40% dos praticantes viajavam entre 4 e 7 dias em média durante seus roteiros, sendo que 44,8% gastavam entre R$ 100,00 e R$ 249,00 diariamente.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Foto: Joel Vargas | Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato