Por meio da aplicação da legislação, Zilá defende maior investimento em energia limpa e renovável

Há mais de cinco anos a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) trabalha, junto com um grupo de voluntários e entidades, em projetos que tratam do uso de biogás e biometano na geração de energia no Estado. A parlamentar defende o aproveitamento e a utilização dos dejetos da produção rural para alimentar os sistemas que geram energia limpa e renovável no campo. 

Recentemente, Zilá participou do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado em Caxias do Sul, que tratou do tema. A deputada é autora da proposição que norteou a criação do marco legal para o uso de biogás e biometano no Rio Grande do Sul. “Não basta aprovarmos leis, temos que acompanhar se elas estão sendo efetivadas”, defendeu.

Zilá explicou que a produção de origem animal cresce cada vez mais no Estado e os produtores devem aproveitar a oportunidade para investir nesse sistema, que destinam dejetos para geração de energia. “O governo do Estado está investindo nisso. O Executivo Estadual já anunciou investimento de mais de R$ 1 bilhão para a produção de biometano e biogás. É importante que os produtores busquem mais informações junto ao poder público para terem acesso aos recursos e ao conhecimento para investir nisso”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Foto: Guerreiro | Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato