Pedro Pereira quer ampliar o atendimento psicossocial oferecido aos servidores da Segurança Pública

Para o médico e deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), é urgente que o governo do Estado, por meio do IPE Saúde, realize o credenciamento de psicólogos e psiquiatras em municípios de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Com esse objetivo, o parlamentar protocolou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 138/2022, que determina o atendimento psicossocial no âmbito do IPE Saúde para os servidores da Segurança Pública.

Pedro Pereira relatou as razões que motivaram a criação do projeto de lei. “Os servidores da Segurança Pública são submetidos a um estresse físico e mental em razão de suas rotinas de trabalho. A consequência disso acaba originando depressão e ansiedade, levando muitos profissionais a se afastarem de suas atividades e, até mesmo, a cometerem suicídio”, explicou.

Conforme a proposição, o IPE Saúde terá que credenciar psicólogos e psiquiatras em municípios do interior, para atendimento psicossocial aos servidores da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Instituto Geral de Perícia, do Departamento Estadual de Trânsito, do Corpo de Bombeiros Militar, da Superintendência dos Serviços Penitenciários e da Fundação de Atendimento Socioeducativo.

“Hoje, os servidores que residem no interior e procuram ajuda são atendidos em Porto Alegre. Nós temos que mudar essa realidade. A depressão e ansiedade causam sofrimento ao profissional e à família”, declarou Pedro Pereira. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento para parecer.

Texto: Rafael Ribeiro (Jornalista - MTE 17665)

Foto: Agência AL/RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pioneirismo da governadora Yeda Crusius é um dos destaques do seminário que abre o Mês da Mulher na Assembleia

Deputado do PSDB abre mão do uso total da verba de gabinete no primeiro ano do mandato